Secretaria do Bem Estar Social de Itaí na Campanha “Faça Bonito”

Assistência Social - Terça-feira, 18 de Maio de 2021


Secretaria do Bem Estar Social de Itaí na Campanha “Faça Bonito”

Hoje, dia 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Um dia para a conscientização da sociedade e autoridades sobre a gravidade da violência sexual de meninos e meninas.

Por que 18 de maio?

Esta data dá visibilidade a um crime bárbaro que chocou o Brasil, em 1973, quando a menina Araceli Cabrera Sanches, de apenas oito anos de idade, foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba, no Espirito Santo. O crime ficou impune!!!

O slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes” quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. Ele é o lema da campanha Faça Bonito, do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O objetivo é mobilizar a sociedade para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes, celebrado desde 2000 e que tem como símbolo uma flor amarela, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

Um levantamento feito pela equipe do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) sobre essa realidade em nosso município, apontou que no período de 2016 até a presente data foram denunciados 82 casos de Abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes no Conselho Tutelar.

Sabemos que esses números podem não corresponder a realidade, por isso, precisamos do apoio de toda a sociedade e do poder público para que as denúncias cheguem as autoridades competentes, para que possamos dessa forma, proteger e garantir os direitos de crianças e adolescentes em nossa cidade. 

 

Os telefones para denúncias são:

Disque Direitos Humanos – Disque 100

Policia Militar 190

Conselho Tutelar: 3761 3355 ou 99717 1224

CREAS 3761 2845

CRAS Pref Valdir Diana 3761 2116 

CRAS Centro 3761 1419

Prefeitura Municipal


Itaí