Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Itaí promove palestras sobre o Dia Mundial da Água
Administração - Sexta-feira, 24 de Março de 2017

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Itaí promoveu palestras sobre o Dia Mundial da Água aos alunos da rede municipal de ensino.
Essas palestras ocorreram na Creche Escola Pro Infância "Elisa Yoshie Takeda Toyonaga" e na EMEF "Prof.ª Elza Aparecida Cagliari Rolim" mediante a parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Na Creche Escola Pro Infância "Elisa Yoshie Takeda Toyonaga" teve como palestrante o biólogo Fabio Dellalibera que apresentou às crianças a importância da Água para nós seres humanos e sintetizou aos alunos como preservar e economiza-la.
Já na EMEF "Prof.ª Elza Aparecida Cagliari Rolim" houve a palestra do engenheiro civil e ambiental Hádel Martins que explanou aos alunos o tema "De quem é o problema da Água?”.
"Essas palestras foram realizadas graças a parceria entre a Secretaria Municipal da Educação e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Nessa oportunidade podemos mostrar às crianças o quanto é necessário a Água para nossa vida e como devemos cuidar, preservar e usar de forma consciente sem desperdiça-la", ressaltou Gui Gallego secretário do Meio Ambiente.
No dia 22 de março de 1992, a Organização das Nações Unidas - ONU, além de instituir o Dia Mundial da Água, divulgou a Declaração Universal dos Direitos da Água, que é ordenada em dez artigos:
1 - A água faz parte do patrimônio do planeta;
2 - A água é a seiva do nosso planeta;
3 - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados;
4 - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos;
5 - A água não é somente herança de nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores;
6 - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo;
7- A água não deve ser desperdiçada nem poluída, nem envenenada;
8- A utilização da água implica respeito à lei;
9- A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social;
10- O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.