Administração - Sexta-feira, 28 de Junho de 2013

Alunos de Itaí do Curso Técnico em Agronegócio recebem palestra da Fundação Mokiti Okada.

Na ultima terça dia 25 de junho encerrando as atividades do primeiro semestre do Curso de Agronegócio da Sala descentralizada da ETEC Itaí, alunos e professores participaram de uma palestra Ministrada pelo Engenheiro Agrônomo Douglas Harada do Instituto Mokiti Okada de São Paulo com o tema  Horta em Casa e vida saudável, através da Agricultura natural que durante uma hora e quarenta minutos falou aos alunos sobre técnicas e tirou dúvidas sobre o tema. Agricultura Natural é um metódo da agricultura desenvolvido porMokichi Okada (18821955), que propõe um cultivo natural onde existe a harmonia do meio-ambiente, com a alimentação, com a saúde do homem, e também com a espiritualidade. Esse sistema agrícola consiste em cultivar os vegetais da maneira mais natural possível, rejeitando qualquer forma de cultivo, que desrespeite o modo de "comportamento" natural do solo, e do crescimento vegetal. Ou seja, sem utilizar agrotóxicos (venenos), e nem mesmo adubo de origem animal (esterco, etc), pois todos esses elementos que são predominantemente utilizados atualmente, segundo essa diretriz, retiram o verdadeiro e natural sabor dos alimentos, bem como prejudicam a saúde do homem. A origem deste método agrícola é da década de 1930. Ele preconiza a busca da harmonia, da saúde e da prosperidade entre os seres vivos como fruto da conservação do ambiente natural e respeito às suas leis. Mokiti Okada propõe reciclar os recursos naturais para enriquecer o solo e fazê-lo emanar sua força e proteger os mananciais de água, criando uma corrente sadia que vai do solo e da água às plantas, aos animais e aos seres humanos. No Brasil é impulsionada pela Fundação Mokiti Okada, desde 1979. A fundação também certifica os alimentos, e divulga a tecnologia da produção de alimentos saudáveis capacitando os agricultores. Tal modelo de cultivo ainda se encontra em funcionamento, sendo aplicado pela empresa principalmente no Brasil, pela empresa Korin com relativo sucesso, pois se revertem em bons lucros, dado o diferencial do produto que é de justamente não conter nenhum elemento prejudicial a saúde, dos humanos e do meio-ambiente. Vivificando o Solo A principal meta da agricultura natural é vivificar o solo. Para Meishu Sama vivificar o solo significa conservalo sempre puro, livre de matérias impuras como os adubos. A maneira de colaborar com o solo é lançar mão dos compostos naturais. Para isso utiliza-se folhas e capins bem picados e parcialmente decompostos (até que se amoleçam as nervuras). A matéria orgânica é incorporada em camadas com objetivo de estabilizar a temperatura, manter a umidade, bem como afofar a terra. O resultado esperado é literalmente o aumento da vida do solo que pode ser verificado pela baixa ocorrencia de pragas e doenças nos cultivares e finalmente pelas boas colheitas. Ao final da palestra o engeheiro Agronomo Douglas Harada e sua assitente Vanessa realizaram uma vivência onde os alunos recebram um vaso, terra vegetal resultado de compostagem e sementes de rúcula onde realizaram o plantio; semeando assim a idéia de cultivo de hortaliças em casa pelo Projeto Horta em Casa e Vida Saudável. Texto e Fotos Danilo Tristão Secretaria da ETEC Itaí. ..