Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 11 de Julho de 2019

Município Verde e Azul

ITAÍ É PREMIADA COM CERTIFICADO DE QUALIFICAÇÃO AMBIENTAL DA SECRETARIA DE ESTADO DE INFRAESTRUTURA E MEIO AMBIENTE

Município Verde e Azul

.

No dia 11 de julho de 2019, o município de Itaí mais uma vez foi premiado com certificado de qualificação do Programa Estadual Município Verde Azul, em cerimônia realizada no auditório da USP em Bauru.
O município de Itaí estava representada pelo Secretário de Meio Ambiente, Gui Gallego e do Prefeito Municipal Thiago Michelin que receberam o título do Secretário de Estado de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos R. Penido e do Coordenador do Programa Município Verde Azul José Walter Figueiredo.
O programa reconhece os municípios paulistas mais eficientes na gestão pública ambiental através do desenvolvimento de uma agenda de ações ambientais em caráter local. Itaí ocupava a 512° posição em 2016 e no último ciclo de 2018, Itaí figurou entre os 92 melhores municípios do Estado em eficiência na gestão ambiental. No ranking parcial de 2019, Itaí ocupa a 122ª posição no Estado e aguarda a certificação final onde será divulgado o ranking final dos municípios paulistas. Vale ressaltar, que no ciclo de 2018, Itaí obteve sua melhor posição no ranking ambiental e no ano de 2019 espera superar a meta e subir ainda mais no ranking.
Atualmente, o programa conta com 638 dos 645 municípios do Estado que são avaliados em ações fundamentadas em dez diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental.
A qualificação é considerada pelos participantes do Programa como um “simulado” para certificação, que ocorre ao final de cada ano. O município envia aos técnicos do Programa suas 85 tarefas, que foram baseadas em ações ligadas às dez áreas avaliadas pelo programa. De acordo com a nota alcançada, a cidade é qualificada para certificação.