Itaí, sábado, 04 de dezembro de 2021 Telefone (14) 3761-9200

Assistência Social - Sexta-feira, 27 de Setembro de 2019

Secretaria do Bem Estar Social realiza 8ª Conferência Municipal de Assistência Social

Conferencia Assistencia Social

Dezenas de pessoas participaram da 8ª Conferência Municipal de Assistência Social para discutir o tema “Assistência Social é um Direito: Evolução e Desafios do Sistema Único de Assit^ncia Social no Estado de São Paulo”. O evento foi realizado na última quarta-feira (25 de setembro) no Projeto Espaço Amigo.

A Conferência é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria do Bem Estar Social, e do Conselho Municipal de Assistência Social. Representantes do Conselho Municipal do Idoso e do Conselho Municipal da Criança e do Adoelscente – CMDCA também estiveram presentes.

O evento teve como objetivo analisar e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na perspectiva da valorização dos trabalhadores e da qualificação dos serviços, programas, projetos e benefícios.

Para refletir sobre esse tema, a conferência se organizou em três eixos:

Eixo 1: Financiamento do Sistema Único de Assistência Social

Financiamento para efetivação do SUAS: avaliar o atual quadro orçamentário- desafios, dificuldades e potencialidades com base na realidade local, propondo diretrizes para uma gestão mais eficaz do financiamento do Sistema Único de Assistência Social, obrigatório para os três entes federados.

Eixo 2: Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios Avaliar a execução dos serviços, programas, projetos e benefícios ofertados pela rede socioassistencial pública e privada, tendo em vista a qualidade e efetividade dessas ofertas.

Eixo 3: Participação e Controle Social no SUAS Os Conselhos de Assistência Social são instâncias deliberativas colegiadas do SUAS, tendo dentre suas atribuições normatizar, acompanhar, avaliar e fiscalizar a gestão e a execução dos serviços, programas, projetos e benefícios de assistência social prestados.

“Este é um espaço privilegiado para o exercício da cidadania, para o debate dos projetos e a construção da democracia, onde é possível avaliarmos a nossa realidade e propormos mudanças e novas ações. A participação de todos os atores envolvidos é importante para o sucesso nos avanços da política de assistência social no município”, afirma Júlia Ferreira, presidente do Conselho.

A abertura da 8ª Conferência Municipal de Assistência Social ocorreu com apresentação dos Hinos Nacional e do Município seguido da leitura do Regimento Interno da Conferência e Aprovação feito pela Vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social Lazara. Em seguida Secretária do Bem Estar Social de Itaí Silena Nardocci, apresentou o trabalho realizado pela secretaria nesse primeiro semestre e a consultora regional Maria Aparecida Finotti Oliveira ministrou a palestra.

Após a palestra, foram formados grupos de trabalhos com eixos temáticos para estudos e elaboração das propostas que serão enviados para 12ª Conferência de Assistência Social Estadual.

Marcaram presença também nessa Conferência o prefeito Thiago Michelin, a 1ª Dama Juliana Michelin, a Secretária da Educação – Nilse Ramos Camargo Pinheiro, os  vereadores Antônio dos Santos  e Ana Lúcia Laka, além de  colaboradores municipais e populares.