Assistência Social - Quinta-feira, 16 de Abril de 2020

CAIXA DIVULGA CARTILHA SOBRE COMO RECEBER R$ 600 DE AUXÍLIO EMERGENCIAL

CAIXA DIVULGA CARTILHA SOBRE COMO RECEBER R$ 600 DE AUXÍLIO EMERGENCIAL

A Caixa Econômica Federal divulgou nesta 5ª feira (16) uma cartilha que explica como receber os R$ 600 de auxílio emergencial. Clique no link abaixo para download da cartilha completa.

/public/admin/globalarq/uploads/files/CARTILHA_passo%20a%20passo_CAIXA%20Tem_V3.pdf

Tem direito ao benefício o cidadão maior de 18 que atenda a todos os seguintes requisitos:
- Esteja desempregado ou exerça atividade na condição de:
     - Microempreendedores individuais (MEI);
     - Contribuinte individual da Previdência Social;
     - Trabalhador Informal, de qualquer natureza, inclusive o intermitente inativo.
- Pertença a família cuja renda mensal por pessoa não ultrapasse meio salário mínimo (R$ 522,50), ou cuja renda familiar total seja de até 3 (três) salários mínimos (R$ 3.135,00);
- Que não tenha recebido em 2018 rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 (vinte e oito mil, quinhentos e cinquenta e nove reais e setenta centavos);
- Que não esteja recebendo benefício previdenciário ou assistencial, seguro-desemprego ou outro programa de transferência de renda federal, exceto o Bolsa Família;

Se a família já recebe o Bolsa Família, não vai acumular os dois benefícios, vai receber apenas o que representar maior valor.

O que fazer para receber o benefício?

Se o trabalhador está dentro dos critérios do programa e já estava inscrito no Cadastro Único até o dia 20/03/2020, receberá o benefício automaticamente.

Os beneficiários do Programa Bolsa Família também não precisam se cadastrar, pois serão automaticamente enquadrados a partir das informações do Cadastro Único.

Se não estiver inscrito, o trabalhador pode se cadastrar pelo site https://auxilio.caixa.gov.br ou pelo APP Auxílio Emergencial, disponível para baixar nas lojas Google Play e App Store.

O cadastramento não garante o recebimento do benefício. Os dados informados serão validados pelo Governo Federal e após aprovação o benefício será liberado. O prazo para validação é de até 5 dias úteis. (Fonte: CAIXA)