Administração - Sexta-feira, 02 de Agosto de 2013

Professores da rede municipal de Itaí são orientados para prevenir a Influenza A

Enfermeiros das Equipes de Saúde da Família do bairro Capitão Cesário e do Jardim Monte Alto, Rodirlei e Pamela, estiveram nesta semana nas escolas municipais de Itaí, durante o Planejamento para o 2º Semestre de 2013, realizando palestras para os professores abordando sobre a Influenza H1N1, nos dias 30 e 31 de julho. O objetivo foi orientá-los sobre cuidados e higienização para a prevenção da “gripe suína”, como é popularmente conhecida, além de esclarecimento sobre dúvidas relacionadas ao tema. Também conhecida como gripe A, a influenza é uma doença comum em todo o mundo, é uma infecção do sistema respiratório cuja principal complicação é as pneumonias. A doença inicia-se com febre alta, geralmente acima de 38°, seguida de dores musculares, dor de garganta, dor de cabeça e tosse. A febre dura por aproximadamente três dias, os sintomas respiratórios como a tosse, tornam-se mais evidentes com a progressão da doença e permanecem em geral por três a quatro dias, após o desaparecimento da febre. É possível uma pessoa adquirir a Influenza várias vezes ao longo de sua vida, que frequentemente é confundida com outras viroses respiratórias. Como prevenção, a população deve tomar alguns cuidados de higiene, como lavar as mãos sempre, evitar tocar nos olhos, boca ou nariz após contato com superfícies e não compartilhar objetos de uso pessoal. Deve-se cobris o nariz e a boca com lenço descartável ao tossir ou espirrar. Recomenda-se evitar locais com aglomeração de pessoas.