Itaí, quinta-feira, 30 de junho de 2022 Telefone (14) 3761-9200

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 07 de Junho de 2022

Porque descartar pilhas e baterias corretamente?

SMMA

Porque descartar pilhas e baterias corretamente?

As pilhas e baterias de uso doméstico apresentam um grande perigo quando descartadas incorretamente. Na composição dessas pilhas são encontrados metais pesados como: cádmio, chumbo, mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana. Dentre os males provocados pela contaminação com metais pesados está o câncer e mutações genéticas.

Só para esclarecer, as pilhas e baterias em funcionamento não oferecem riscos, uma vez que o perigo está contido no interior delas. O problema é quando elas são descartadas e passam por deformações na cápsula que as envolvem: amassam, estouram, e deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores. Esse líquido se acumula na natureza, ele representa o lixo não biodegradável, ou seja, não é consumido com o passar dos anos. A contaminação envolve o solo e lençóis freáticos prejudicando a agricultura e a hidrografia.

Você sabia que na Secretaria Municipal do Meio Ambiente é um Eco ponto para descarte de Pilhas e Baterias? A secretaria está localizada na R: Egídio Gesualdi, 1592 B: Florentino Dognani

Portal atualizado em: 29/06/2022 13:53:23