Educação - Terça-feira, 29 de Agosto de 2023

CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DE ITAÍ REALIZA VISITA TÉCNICA

Alimentação Escolar

CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DE ITAÍ REALIZA VISITA TÉCNICA

A diretoria do Conselho de Alimentação Escolar do Município de Itaí - CAE formada por Marina Camargo - Presidente do Conselho, a conselheira Talita Araújo, o técnico agrícola Rodrigo Faria e a nutricionista Rosangela Almeida, realizou no dia 16 de Agosto, visitas nas escolas da rede municipal de ensino. A presença do CAE fazem parte do roteiro estabelecido em reuniões na Secretaria Municipal da Educação.

No dia 17 de Agosto, houve também visitas às propriedades rurais dos fornecedores e verificação dos seus produtos fornecidos por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE.

O objetivo primordial das visitas é a verificação das condições gerais de produção com foco especial nos padrões de higiene dos fornecedores, qualidade dos produtos que abastecem a alimentação escolar no município de Itaí.

A aquisição dos produtos através do PNAE, prioriza os alimentos provindos da Agricultura Familiar. Existe incentivo para que os municípios adquiriam pelo menos 30% dos produtos de agricultores familiares locais, isso não significa que seja proibido aquisição de agricultores de outros municípios, mas objetivo é priorizar o consumo local.

O PNAE tem como objetivo, oferecer alimentação saudável e adequada, utilizando alimentos variados e seguros que respeitem a cultura, as tradições locais e regionais além dos hábitos alimentares saudáveis, contribuindo assim para o crescimento e o desenvolvimento dos alunos para a melhoria do rendimento escolar.

O trabalho eficaz do CAE, tem apoio do Tribunal de Contas da União - TCU, órgão de fiscalização do governo federal que tem a missão de garantir a correta utilização dos recursos públicos federais.