Administração - Sexta-feira, 29 de Agosto de 2014

Orientadoras do PNAIC de Itaí participaram de Encontro de Formação em Bauru

Entre os dias 11 e 14 de agosto as Orientadores de Estudo do PNAIC Adriana Marangoni e Cleonice Aparecida Lopes de Almeida e Coordenadora Local Cristina Rosa Borba, estiveram no polo de Bauru participando dos Encontros de Formação, sendo encontros presenciais em parceria com a UNESP. As Orientadoras de Estudo Adriana, Cleonice e Coordenadora Local Cristina receberam a formação pela Universidade através das Formadoras e Supervisoras da UNESP Rosa Maria e Teresa, com intuito de repassar aos Professores Alfabetizadores de sua rede. Ressaltou também a Coordenadora local, Cristina Rosa Borba, a importância da Formação Continuada, dando ênfase que é através dessas ações que aprimora para o debate acerca dos direitos de aprendizagem das crianças do ciclo de alfabetização, para os processos de avaliação e acompanhamento da aprendizagem das crianças, para o planejamento e avaliação das situações didáticas, para o conhecimento e uso dos materiais distribuídos pelo Ministério da Educação, voltados para a melhoria da qualidade do ensino no ciclo de alfabetização. Ainda neste eixo, destaca-se a importância do sistema de monitoramento disponibilizado pelo MEC, o SISPACTO, destinado a apoiar as redes e a assegurar a implementação de diferentes etapas do Pacto. Por fim, ressalta-se também a ênfase do MEC no fortalecimento dos conselhos de educação, dos conselhos escolares e de outras instâncias comprometidas com a educação de qualidade nos estados e municípios. O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos Governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e Municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. As Ações do Pacto apoiam-se no eixo de atuação, ou seja, na Formação Continuada presencial para os Orientadores de Estudo e Coordenador Local e concomitantemente para os professores alfabetizadores.   Conhecimento repassado nas htpcs E nos dias 18 e 20 de agosto a Coordenadora Local do PNAIC Cristina Rosa Borba reuniu-se com os Professores Alfabetizadores para repassar as orientações recebidas no encontro de Formação da UNESP no Polo de Bauru. A Coordenadora Local do PNAIC Cristina destacou a importância do acesso no Simec, de monitorar o sistema dentro do prazo estabelecido, de responder as atividades obrigatórias no sistema, de cumprir o cronograma de avaliação no sistema e de entregar as atividades propostas pelos Orientadores de Estudo de acordo com os combinados. Destacou também que na condição de Coordenadora Local do PNAIC sua função está atrelada na Formação e que todo o processo garante uma “Educação de Qualidade”. A especificidade do PNAIC está vinculada a uma meta nacional e é avaliado através de provas nacionais, que tornam essas formações mais articuladas às políticas públicas. Finalizando a Coordenadora Local do PNAIC Cristina parabeniza a todos os professores pelo comprometimento, desempenho e aproveitamento nos encontros de Formação do PNAIC.