Administração - Quinta-feira, 29 de Outubro de 2015

Alunos da EE João Michelin de Itaí aprendem sobre coleta seletiva.

Os alunos da EE João Michelin participaram de uma palestra com o tema “Coleta Seletiva no Município de Itaí”, Ministrada pelo Secretário do Meio Ambiente – Flávio Norberto de Almeida, no último dia 28 de outubro. Na ocasião foram apresentadas as atuais situações dos resíduos sólidos no Brasil, que constitui uma grave problemática ambiental, no que se refere à produção, coleta e disposição final dos resíduos, oriundos, principalmente, da área urbana. Foi também apresentada a atual situação do aterro sanitário municipal que teve a vida útil reduzida pelo fato da população não ter estar mais separando o lixo reciclável do resíduo comum. Outro tema abordado foi a criação da Associação dos Catadores – Recicla Itaí, que passa duas vezes por semana coletando materiais separados pela população, que depois são vendidos. Com essa iniciativa houve uma diminuição significativa nos resíduos depositados no aterro municipal, porém, nos últimos meses a população está deixando de separar o lixo reciclável que tem ido para o aterro diminuindo assim a vida útil do aterro. “A população tem que ser educada para melhores práticas ambientais, para mudar seus hábitos e costumes, integrando-se ao sistema de coleta seletiva e participando do mesmo e cooperando com seu funcionamento e sucesso. E para isso é necessário praticar os 5 erres (Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar )”. Comentou Flávio. Repensar: hábitos e atitudes de consumo. Reduzir: Evitar empacotamentos desnecessários, carregando sua própria bolsa de compras; não comprar embalagens descartáveis de refrigerantes e outras bebidas, preferir embalagens retornáveis; evitar produtos descartáveis; escolher produtos com embalagens recicláveis; comprar produtos duráveis e resistentes, e alimentos frescos, não embalados; planejar as compras para não haver desperdício; diminuir o uso de plásticos; sempre que possível, substituir o papel comum por papel reciclado. Reaproveitar: Separar sacolas, sacos de papel, vidros, caixas de ovos, caixas de papelão e papel de embrulho que possam ser reutilizados; usar para rascunho o verso de folhas de papel já usadas; utilizar coador de café não descartável; doar roupas, móveis, aparelhos domésticos, brinquedos, que possam ser reaproveitados; os aparelhos podem ser vendidos ao ferro velho ou desmontados, reaproveitando as peças; levar o lanche em recipientes reutilizáveis e não em invólucros plásticos. Reciclar: Fazer compostagem doméstica com os restos de jardim e de cozinha; separar materiais recicláveis como, papel, vidro, metais e plásticos para entregá-los para a Coleta Seletiva. Recusar: Não consumir produtos que geram impactos ambientais significativos e que não sejam essênciais. “Preservar o meio ambiente é uma questão de cidadania, é uma questão de olhar para o bem estar das futuras gerções. Toda e qualquer divulgação sobre o meio ambiente, tem que partir da escola, da juventude, da comunidade. A preservação do meio ambiente tem que estar inserida no cotidiano da população, no seu dia a dia. A natureza é perfeita e sublime. A sobrevivência da espécie humana está diretamente relacionada a sua preservação.” Completou Flavio. Ao final da palestra, a equipe de controle de vetores de Itaí distribuiu para os alunos semente de Crotalária, um arbusto que atrai a libélula que põe seus ovos em água parada e limpa, da mesma maneira que o Aedes. Os ovos nascem, viram larvas e essas larvas se alimentam de outras larvas, inclusive do mosquito transmissor da Dengue. Além de tudo isso, a libélula adulta se alimenta de pequenos insetos e o Aedes Aegypti faz parte de seu cardápio. O que pode diminuir bastante ou acabar definitivamente com a manifestação..