Itaí, segunda-feira, 24 de janeiro de 2022 Telefone (14) 3761-9200

Saúde - Quinta-feira, 19 de Novembro de 2015

Secretaria da Saúde de Itaí adere à campanha “Novembro Azul”

Com a finalidade de conscientizar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Prefeitura de Itaí, através da Secretaria da Saúde, aderiu à campanha “Novembro Azul” e realizou na quarta-feira (18) uma palestra informativa sobre o assunto no Centro de Convivência do Idoso. A campanha “Novembro Azul” teve início no dia 1º de novembro com o objetivo de conscientizar a população masculina sobre prevenção e perigo do câncer de próstata. A Secretaria destacou ainda que homens com idade acima de 50 anos devem seguir a orientação para fazer os exames de rotina. A recomendação, porém, deve ser feita mais cedo se o paciente tiver histórico da doença na família. “O objetivo de qualquer campanha, de qualquer tipo de câncer, é para o diagnóstico precoce, descobrir a doença no início.” Informou a Enfermeira Priscila da Unidade Básica de Saúde do Jardim Planalto. A doença pode ser diagnosticada por meio do toque retal e de exame de sangue específico – PSA, que deve der feito uma vez por ano. A campanha “Novembro Azul” é realizada pelo Ministério da Saúde todos os anos para orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde e procurar o médico com mais frequência.