Itaí, segunda-feira, 24 de janeiro de 2022 Telefone (14) 3761-9200

Saúde - Sexta-feira, 27 de Novembro de 2015

Secretaria de Saúde de Itaí realiza neste sábado a Campanha Fique Sabendo

A Prefeitura de Itaí, através da Secretaria da Saúde, realizará no próximo sábado, dia 28, a campanha “Fique Sabendo” de Sífilis e AIDS. A campanha tem como objetivo realizar o diagnóstico precoce destas doenças sexualmente transmissíveis. O teste é rápido e estará disponível no ESF – Jardim Eldorado das 8h às 17h.AIDS e Sífilis – São duas enfermidades que estão entre as doenças sexualmente transmissíveis mais agressivas. A AIDS é causada pelo vírus HIV que é transmitido através de relações sexuais sem proteção, compartilhamento de seringas e agulhas contaminadas ou na amamentação. O vírus ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. A AIDS não tem cura, porém o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece tratamento que possibilita uma melhor qualidade de vida ao paciente. Sem o tratamento o paciente pode ir a óbito. A Sífilis, se diagnosticada precocemente pode ser curada através de um tratamento de antibióticos. A doença também é transmitida através de realções sexuais sem proteção, por transfusão de sangue contaminado ou de mãe para filho. Podendo se manifestar em três estágios, sendo que nos dois primeiros os sintomas são feridas nos órgãos genitais e caroços nas virilhas. Se não tratada corretamente ou não for diagnosticada cedo, pode se tornar um a doença cônica e também levar o paciente a óbito.