Administração - Sexta-feira, 03 de Março de 2017

Escolas da Rede Municipal de Ensino de Itaí realizam o Planejamento para o ano de 2017

No dia 1º de março, a Secretaria Municipal da Educação de Itaí realizou uma palestra na Câmara Municipal, para dar início ao Planejamento do ano de 2017, que contou com a presença de diretores, coordenadores, professores da Rede Pública Municipal, além do Prefeito Thiago Michelin e da Secretária da Educação Zilah de Oliveira Lara. Com o tema “Reencantamento nas Relações Educador e Educando: Afeição e Vínculos”, a palestra foi ministrada pelo Prof. Claudio Castro Sanches – Doutorando em Educação e Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). A palestra abordou o processo de aprendizado e de trabalho dos profissionais da Educação, permitindo que os professores reflitam sobre seus trabalhos com os alunos, sobre a alfabetização, procurando buscar a melhor forma de aprendizado. Reuniões de Planejamento – E nos dias 02 e 03 de março em cada escola de Ensino Fundamental e Infantil do município, ocorreram as reuniões com professores, diretores e coordenadores pedagógicos para o Planejamento Escolar destinado a análise dos resultados obtidos no ano anterior, incluindo os do SARESP (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), visando: adequar as aulas às necessidades de aprendizagem dos alunos; estabelecer metas para este ano; preparar a recepção dos alunos e traçar as diretrizes gerais da Proposta Pedagógica. As aulas iniciaram-se no dia 1º de fevereiro que se estenderão até o dia 29 de junho, encerrando o 1º semestre de atividades. O 2º semestre terá início no dia 31 de julho e deverá estender-se até 22 de dezembro, quando será concluído o ano letivo de 200 dias, obedecendo à legislação específica. A Secretária da Educação, Zilah Oliveira Lara, evidenciou a importância do período de Planejamento, lembrando que Planejar é ação imprescindível para a eficácia de todas as atividades escolares, refletindo uma Gestão Escolar democrática, coletiva e participativa, verdadeiramente comprometida com a melhoria da qualidade de ensino, que é o que busca toda a equipe da Secretaria da Educação.