Administração - Sexta-feira, 17 de Março de 2017

Dia Nacional dos Animais é comemorado na cidade de Itaí

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Itaí, através do Secretário - Guilherme Moreira, marcou presença nas Escolas EMEF. "Prof. Antônio de Freitas Filho" e na EMEI "Prof. Maria Araujo Pinheiro" apresentando palestra aos alunos e professores sobre o significado do Dia Nacional dos Animais. Na oportunidade, o secretário demonstrou aos alunos a importância de valorizar e cuidar dos animais. “São seres indefesos que merecem amor e carinho por parte de todos nós seres humanos.” Afirmou Guilherme. Essas palestras abriu o Programa Municipal de Educação Ambiental, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Secretaria Municipal da Educação, que apoia o projeto. O secretario do Meio Ambiente além da palestra, fez uma demonstração aos alunos com sua cachorrinha Cacauzinha que é adestrada. Essa demonstração teve como objetivo mostrar na prática a esses alunos, o vínculo de carinho, amizade e interatividade entre Ele e sua cachorrinha. "Foi relevante essas palestras e a demonstração com a Cacauzinha junto aos alunos, pois chamou atenção deles o quanto é importante cuidar desses seres. O Dia Nacional dos Animais é uma data oportuna para orientarmos as crianças e adultos. Ainda existem pessoas de má índole que maltratam os animais, muitas vezes abandonando-os em vias públicas, praças ou mesmos em terrenos, outras batem nos animais, dá veneno entre outras crueldades que infelizmente ainda existem em nossa sociedade em pleno século-21.” Destacou Guilherme. A LEI nº 9.605 de 1998 – LEI FEDERAL DE CRIMES AMBIENTAIS. Art. 32 – Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos há Pena de detenção, de três meses a um ano, além de multa. Já está tramitando no Congresso Nacional, projeto de Lei que aumenta a punição aos malfeitores de um a três anos de detenção para quem maltratar ou abandonar animais domésticos. O deputado Ricardo Trípoli, autor do projeto de Lei da Câmara (PLC 39/15), justifica o texto dizendo que as atuais punições previstas em lei não tem sido suficientes para proibir os maus-tratos contra os animais. Para o relator da matéria, senador Álvaro Dias, a agressão contra os animais domésticos é uma conduta grave e deve ser reprimida. “Há um agravamento das penas no limite do que nós achamos de bom senso”, destacou Álvaro Dias.