Cultura - Quinta-feira, 30 de Março de 2017

Departamento de Cultura e Turismo de Itaí participa de evento cultural promovido pela USP

No dia 27 de março, o Departamento de Cultura e Turismo de Itaí por intermédio do diretor Alessandro Vieira e a maestrina Michele Luthier, marcou presença no evento cultural promovido pela Universidade de São Paulo - USP. Esse evento foi realizado na USP por iniciativa do Departamento de Informação e Cultura da Escola de Comunicações e Artes o Colóquio “Cultura em Tempo de Crise”, com a presença de 157 municípios do Estado de São Paulo representado por secretários e diretores municipais de Cultura. No período matutino foram formadas duas mesas: - "Cultura", presidida pelo Prof. Teixeira Coelho, tendo como expositores Claudinéli Ramos e Marcos Cuzziol. Em seguida com o Tema em foco, "Cultura em Tempo de Crise" foi presidida pelo Prof. Eugênio Bucci e com a participação de Yacoff Sarkovas, Aimar Labaki e Fábio Cesnik, mestres da área de Cultura nacional e internacional. A tarde foi dedicada à discussão do tema inicialmente discutido na reunião realizada no mês de Outubro de 2016. Foi debatido formas de organização e representação dos dirigentes municipais de Cultura. A maioria manifestou-se por dar prosseguimento à proposta e, para isso, foi formado um Grupo de Trabalho - GT, coordenado pelo secretário de Cultura de Botucatu Antônio Luiz Caldas Júnior, tendo como objetivos: dar continuidade às discussões, ampliando as discussões e ações para todos os municípios do Estado e, com isso, fazer chegar as principais ideias a um número máximo de DMCs. Por fim, formalizar uma proposta e apresentá-la em reunião formalmente convocada. "A USP, uma universidade pública, compreendendo as dificuldades que sempre estiveram presentes nas atividades culturais dos municípios, fez a sua parte. Continuaremos dando apoio por meio de nossas próprias formas de atuar: ensino, pesquisa e extensão. E sempre que formos chamados estaremos prontos para dar a nossa contribuição, visando tornar a Cultura, cada vez mais, uma alavanca do desenvolvimento humano", destacou o Prof. Luiz Milanesi. O GT terá a função de colher, interpretar, tornar público e implementar o pensamento sobre organização e representatividade dos que atuam na Cultura dos municípios. "Foi um encontro muito bem aproveitado, onde podemos obter informações relevantes para a área cultural do nosso município. Além disso, podemos nesse encontro participar da indicação de Antônio Luiz Caldas Júnior, secretário de Cultura de Botucatu que nós representará na região, ampliando assim a interação cultural entre os municípios na região e no Estado", enfatizou Alessandro Vieira, diretor de Cultura e Turismo de Itaí.