Administração - Sexta-feira, 12 de Maio de 2017

Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itaí desenvolve projeto de Eco barreira no Ribeirão dos Carrapatos

Com objetivo de impedir que o lixo polua ainda mais a Represa Jurumirim, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Itaí por intermédio do Secretário Gui Gallego implantará a Eco barreira piloto no Rio Ribeirão dos Carrapatos, local que deságua na Represa Jurumirim, próximo ao bairro da Barleta. O Secretário juntamente com o representante do “Projeto Represa Limpa”, Álvaro Luís Proença Ferreira, marcaram presença nas margens do Ribeirão dos Carrapatos para medição e avaliação do local, que se encontra numa situação crítica, com muito lixo nas águas e nas margens. Nessa região há grande número de aves que podem ser prejudicadas pela quantidade de lixo, sem contar com peixes que podem ser contaminados pela água poluída. A atual administração municipal de Itaí, na gestão do prefeito Thiago Michelin e vice-prefeito Bruninho Dainese, junto com o secretário, vêm buscando alternativas em prol da despoluição dos rios e da represa melhorando a qualidade de vida da fauna, flora e da população em geral. As Eco Barreiras são estruturas flutuantes feitas a partir de materiais reciclados, como garrafas PET ou galões que são instalados em corpos hídricos e funcionam como barreiras para conter resíduos sólidos. O Eco barreira será estruturada com galões virgens de 20 litros que impedirão o fluxo do lixo flutuante, além disso, o projeto visa despoluir os cursos d’água de maneira eficiente e simples, sendo necessário também um acompanhamento periódico para possíveis manutenções na estrutura flutuante. Além da “limpeza” dos rios, as Eco Barreiras estimulam a utilização de materiais reciclados, destacando a importância do reaproveitamento de materiais. Diante disso, o presente projeto tem como objetivo principal a implantação de uma Eco barreira piloto no Ribeirão dos Carrapatos que desagua na Represa de Jurumirim. Para isso será construída uma Eco Barreira de 52 metros e instalado no local onde há acúmulo maior de lixo. O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e os membros do “Projeto Represa Limpa”, que já realizaram a despoluição de rios e lagos com caiaques em anos anteriores. Vale ressaltar que todo material reciclável coletado será transportado para o barracão de armazenagem da Associação de Coletores de Itaí. Também será feito um acompanhamento periódico dos idealizadores do projeto no município, a fim de coletar dados e informações pertinentes referentes ao projeto. Destaca-se que tal ação ambiental jamais foi realizada no munícipio e na região e a difusão de alternativas sustentáveis ajudarão, não somente no desenvolvimento local ambiental, mas também regional.