Administração - Sexta-feira, 18 de Agosto de 2017

Itaí realiza vacinação contra raiva animal em cães e gatos

A adesão popular às Campanhas de Vacinação contra raiva tem mantido o município de Itaí livre da raiva em seres humanos e em cães e gatos, respectivamente. De 07 a 10 de Agosto a vacina foi fornecida à população da zona rural e de 14 até 18 de Agosto, a equipe da vigilância sanitária do município esteve atendendo a população da zona urbana. Evite transtornos e acidentes, os cães e gatos devem ser conduzidos até os Postos de vacinação sempre acompanhados por um adulto, em coleiras ou utensílios de contenção(gaiolas). Lembre-se de levar a carteira de vacinação do seu animal. Embora a raiva esteja controlada nessas espécies, isso não nos isenta da vacinação anual que, além de obrigatória por lei, é o fator de maior relevância para garantir a manutenção de controle da raiva nas populações de cães e gatos e por consequência para a população humana. Informações úteis: - A partir dos três (03) meses de idade, cães e gatos devem ser vacinados contra raiva todos os anos; - Cães e gatos não devem ter livre acesso à rua; - Ao sair com animal mantenha-o sob controle, utilizando coleira e guia; - Nunca provoque um animal; - Não toque em animais estranhos, feridos ou que estejam se alimentando; - Não aparte brigas entre animais, nem mexa com fêmeas e suas crias. Em caso de acidentes por mordedura ou arranhadura de cães e gatos: - Lavar o ferimento com água e sabão e procure orientação médica; - Identifique o animal agressor e seu proprietário; - Caso o cão ou gato for conhecido, observar o animal por 10 dias.