Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 01 de Dezembro de 2017

Secretaria do Meio Ambiente de Itaí promove palestra de conscientização aos alunos da Escola João Michelin

Nesta terça-feira, 28 de Novembro, o secretário de Meio Ambiente de Itaí Gui Gallego realizou palestra aos alunos da Escola Estadual João Michelin. Esta palestra teve como objetivo primordial conscientizar os alunos sobre a importância da reciclagem de resíduos sólidos e o descarte correto do lixo. O secretário explicou com muita propriedade como devemos descartar o lixo de forma responsável e correto, jamais jogar lixo em vias públicas, nas praças ou em terrenos, pois além de deixar a cidade feia e suja, contamina a água dos rios, lagos e a represa. "O descarte dos resíduos tem que ser de forma separada, diferenciando o lixo pela sua constituição ou composição, sendo sua forma mais simples dividida em lixo úmido (orgânico) ou lixo seco (inorgânico)", destacou o secretário Gui Gallego. Qual a importância da coleta seletiva? A coleta seletiva influencia de modo direto na hora da reciclagem, devido ao fato de que cada resíduo tem sua maneira correta de ser reaproveitado. Caso os resíduos estejam misturados, a reciclagem torna-se um processo muito caro, e até mesmo inviável em alguns casos, já que na maioria das vezes a triagem é feita pelos colaboradores das empresas. Como realizar a coleta seletiva? A coleta seletiva pode ser feita de forma bem básica, em sua residência. Basta separar o lixo orgânico do lixo seco. O que é lixo orgânico (úmido)? E lixo inorgânico (seco)? Lixo orgânico é todo e qualquer material que provenha de origem animal ou vegetal, ou seja, todo resíduo que venha a compostar é classificado como orgânico. Exemplos são: restos de alimentos, borra de café, ossos, entre outros. Já lixo inorgânico é todo material proveniente de origem industrial, como plásticos, vidro, metal, ou seja, todo material que não seja deteriorado por agentes decompositores. A importância ambiental é a de maior impacto, já que a reutilização dos materiais inorgânicos, que representam 40% do lixo doméstico, acarreta em uma menor utilização de aterros sanitários, além de proporcionar uma redução significativa na poluição do Meio Ambiente. ..