Administração - Sexta-feira, 06 de Abril de 2018

Prefeito de Itaí assina convênio em São Paulo

Prefeito Thiago Michelin participou de evento para proteção da fauna e assinou convênio para aquisição de triturador de galhos. No dia 29 de março, o Prefeito Thiago Michelin esteve no Palácio os Bandeirantes acompanhado do Presidente da Câmara – Ronaldo Santos e dos vereadores Luiz Fernando Rotelli e Antônio Cardoso dos Santos (Mosquito) para o lançamento do pacote de ações do Governo do Estado para a proteção animal, envolvendo fauna silvestre e animais domésticos e domesticados. O evento aconteceu no dia de Proteção Animal e contou com a presença do Governador Geraldo Alckmin e do Secretário Estadual do Meio Ambiente – Maurício Brusadin. As ações envolvem temas como: abandono de animais, controle populacional, identificação de cães e gatos, atropelamento de animais em rodovias, manejo de animais e maus tratos. Entre as iniciativas está o Programa Ninhos. Inspirado no Programa Nascentes, de restauração ecológica, tem o objetivo de otimizar e direcionar recursos provenientes de obrigações ambientais ou aderência voluntária para a execução de projetos voltados à proteção e ao manejo de fauna silvestre, apoiando diretamente os empreendimentos de uso e manejo de fauna silvestre, públicos ou privados, sem fins comerciais ou amadores. O tema abandono de animais em rodovias e parques é uma das tratativas com maior destaque. A Secretaria do Meio Ambiente (SMA) criou a campanha Tutor Responsável, em parceria com concessionárias paulistas, Artesp e o DER, que vão veicular mensagens sobre a importância da guarda responsável nos painéis digitais das estradas. A CPTM, o Metrô e a EMTU também divulgarão em seus espaços públicos de circulação. Há ainda ações direcionadas ao controle populacional e à identificação de cães e gatos no entorno de unidades de conservação e com prefeituras. Também será regulamentado, com a assinatura de uma resolução, o manejo da fauna silvestre em vida livre, e firmado parcerias com instituições acadêmicas e ONGs sobre guarda responsável, para divulgação de informações e projetos de pesquisa relacionados a fauna doméstica e domesticada. A SMA também apresentará o anteprojeto de lei, em consulta pública pelos próximos 30 dias, que dispõe sobre as infrações administrativas contra a fauna doméstica ou domesticada, institui o cadastro geral e promove as políticas públicas para conscientização da guarda responsável. Convênio - Na ocasião o Prefeito assinou um convênio do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição – FECOP - no valor de R$ 80.000,00 (oitenta mil reais) para a aquisição de um triturador de galhos. ..