Administração - Quarta-feira, 29 de Maio de 2013

Município de Itaí adere ao Pacto Nacional pela Alfabetização

A Secretaria Municipal de Educação de Itaí realizou, no dia 24 de maio de 2013, a aula inaugural do Pacto Nacional Pela Alfabetização. O Evento aconteceu anfiteatro da Escola Freitas e contou com a presença da Secretária da Educação, Adalzira, a equipe da Secretaria da Educação, professores e diretores. A prefeita Célia Sakamoto foi representada pelo Secretário de Planejamento Auro Takao.   O Pacto é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, dos Estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.   Ao aderir ao Pacto, Estados e municípios se comprometem em alfabetizar todas as crianças de sua rede de ensino em Língua Portuguesa e em Matemática; participar das avaliações anuais aplicadas pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental.   Os materiais didáticos e pedagógicos são compostos por: livros didáticos e respectivos manuais do professor; obras pedagógicas; jogos pedagógicos de apoio à alfabetização; obras de referência, de literatura e de pesquisa; obras de apoio pedagógico aos professores; jogos e softwares de apoio à alfabetização. Esses materiais serão disponibilizados pelo MEC (Ministério da Educação), que contribuirão para a alfabetização e o letramento, tendo como eixo principal a formação continuada de professores alfabetizadores.   Coordenado pela Assessora Pedagógica do Ensino Fundamental Cristina Rosa Borba e tem como orientadora as professoras Adriana Marangoni e Cleonice Apª Lopes de Almeida que serão as responsáveis pela formação continuada dos professores alfabetizadores no município.