Administração - Quarta-feira, 05 de Setembro de 2018

MEC divulgou dados do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (IDEB).

Índice apontou excelente evolução na qualidade de ensino nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental de Itaí. Na segunda-feira (03 de setembro) o MEC divulgou os dados do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico – IDEB, referente ao ano de 2015 e mostra grande evolução na qualidade da Educação do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Itaí. De acordo com os resultados obtidos do IDEB, embora não tenha alcançado a meta do município, houve uma melhora significativa no desempenho dos estudantes, sendo o resultado oficial do IDEB 2017, a meta projetada seria 6,4, e o IDEB observado é de 6,3. Observa-se ainda que no ano de 2015 o IDEB observado era de 5,8 avançando em 2017 para 6,3, ou seja, houve uma melhora significativa e crescimento no desempenho dos estudantes. Na EMEF – “Prof. Antônio de Freitas Filho”, embora não tenha alcançado a meta da unidade escolar, houve um crescimento no desempenho dos estudantes, ou seja, uma expressiva melhora nos indicadores, visto que a meta projetada para 2017 seria 6,9, e o IDEB observado é de 6,7 e em 2015 o IDEB observado era de 6,3. Na EMEF Prof.ª Elza Ap. Cagliari Rolim a nota do IDEB superou a meta projetada no ano de 2017, portanto, observa-se o crescimento e mostra a evolução e melhora na qualidade de ensino e crescimento no desempenho dos estudantes, a meta projetada para 2017 seria 5,8 e o IDEB observado é de 6,0, em comparação com o IDEB observado de 2015, que foi de 5,8, o que caracteriza um crescimento na qualidade de ensino. Na EMEF Prof.ª Lúcia de Morais Camargo Rocha a nota do IDEB superou a meta projetada pelo IDEB 2017, que seria de 5,3, e o IDEB observado é de 5,9. Em comparação com o ano de 2015, em que o IDEB era de 4,9, avançando para 5,9 em 2017, superando inclusive a meta projetada para 2021 que seria de 5,8. Também houve grande avanço na qualidade de ensino. O Prefeito Municipal de Itaí Thiago dos Santos Michelin, a Presidente do Fundo Social de Solidariedade do Município Juliana Fernandes Michelin, a Secretária Municipal da Educação Srª Marlene Aparecida de Camargo Oliveira e Assessora de Gestão Escolar do Ensino Fundamental Cristina Rosa Borba agradecem a todos os Gestores do Ensino Fundamental, Coordenadores Pedagógicos do Ensino Fundamental, Professores do Ensino Fundamental, Alunos do Ensino Fundamental e Funcionários pelo comprometimento, dedicação e parabenizam a todos pela expressiva melhora nos resultados obtidos do IDEB e excelente desempenho dos estudantes. A Secretaria Municipal da Educação Srª Marlene ressaltou ainda, que essa evolução nos indicadores é resultado do esforço de todos os envolvidos na Educação, mostra o compromisso com uma Educação de Qualidade. O que é IDEB? É um indicador geral da Educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho em Língua Portuguesa e Matemática na Prova Brasil, aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do Ensino Médio. Origem – foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e é divulgado a cada dois anos. O IDEB divulgado nesta segunda-feira diz respeito ao desempenho das escolas, redes, municípios, estados e Brasil em 2015. O desempenho comparado com metas calculadas a partir da primeira edição, em 2005, e projetadas para todas as futuras, até o ano de 2021. ..