Saúde - Quinta-feira, 11 de Outubro de 2018

Secretaria da Saúde de Itaí adere a campanha “Outubro Rosa”

Funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Itaí, Vigilância Sanitária, Equipe de Controle de Vetores, UBS – Dr. Durval Garcia, UBS – Tótilas de Freitas, UBS – Leni Tavares de Araújo, ESF – Jardim monte Alto, ESF – Abel Rolim Pinheiro e ESF – Floriza Martins Tristão Itaí aderiram a Campanha Mundial Outubro Rosa, o objetivo da ação é a conscientização realizada no período dirigida a sociedade e com foco, principalmente, às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. E no dia 20 de outubro, a Secretaria de Saúde de Itaí estará realizando uma campanha de coleta de Papanicolau nas Unidades de Saúde Dr. Durval Garcia, ESF Jardim Monte Alto, ESF Floriza Martins Tristão. “O objetivo da campanha é o de conscientizar as mulheres sobre a importância de se fazer exames como o Papanicolau e o autoexame das mamas, o câncer de colo de útero e o câncer de mama tem grandes chances de cura se diagnosticado logo no início.” Informou a enfermeira da UBS – Dr. Durval Garcia Michele Cândida. A Campanha será no dia 20 de outubro das 8h às 16h, porém todos os dias, as unidades de saúde do município estão abertas para a coleta do Papanicolau e as enfermeiras estão à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre o autoexame das mamas. História:- O Outubro Rosa começou na década de 1990, nos Estados Unidos, onde os estados faziam ações isoladas referentes ao assunto. Com a posterior aprovação do Congresso Americano, o mês de outubro se tornou o mês nacional de prevenção contra o câncer de mama no país. Para mobilizar a população americana sobre a importância da ação, as cidades começaram a se enfeitar com laços rosa. Inicialmente, a ideia foi lançada pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e os laços foram dados aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova Iorque, em 1990. Depois disso, o objeto passou a ser distribuído em locais públicos, corridas, desfiles de modas, entre outros eventos. Embora a doença esteja presente no ano inteiro, o mês de outubro foi escolhido para representar a causa ao redor do mundo. Durante todo o período, é comum ver espaços e monumentos decorados e/ou iluminados com a cor. No Brasil, o primeiro sinal de envolvimento com o Outubro Rosa aconteceu em outubro de 2002, quando o Obelisco do Ibirapuera, em São Paulo, foi iluminado com a cor, nos anos seguintes outros monumentos como: Congresso Nacional, Palácio do Planalto, Instituto Nacional do Câncer (INCA) e Cristo Redentor também forma iluminados com a cor rosa. Em outubro de 2008, o movimento ganhou ainda mais força e várias cidades brasileiras abraçaram o movimento. O câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo entre as mulheres, sendo 22% dos novos casos a cada ano. No Brasil, as taxas de mortalidade por esse tipo de câncer continuam elevadas, especialmente porque a doença ainda é diagnosticada em estágios avançados. Por isso, o autoexame das mamas e a mamografia são essenciais. (Fonte: INCA).     ..