Administração - Segunda-feira, 29 de Outubro de 2018

Serviço de Alimentação e Nutrição de Itaí realiza curso de capacitação

Nos dias 22 e 29 de Setembro, a nutricionista Rosangela Almeida do Serviço de Alimentação e Nutrição da Prefeitura de Itaí, ministrou curso de capacitação de 'Boas Praticas de Manipulação de Alimentos' para os servidores que atuam e são responsáveis pela alimentação escolar. Essas 'Boas Práticas de Manipulação de Alimentos' são procedimentos que devem ser adotados por serviços de alimentação a fim de garantir a qualidade higiênico-sanitária e a conformidade dos alimentos com a legislação sanitária. São práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor. As etapas de um trabalho eficaz: Escolher insumos e matérias primas de procedência conhecida, armazenar os produtos na temperatura indicada pelo fabricante, cozinhar bem os alimentos; guardar as sobras de maneira correta, reaquecer bem os alimentos cozidos; evitar o contato entre o alimento cru e o cozido; lavar as mãos constantemente, manter limpas todas as superfícies da cozinha, manter os alimentos fora do alcance de insetos, roedores e outros animais; evitar acumular lixo na cozinha, limpar a caixa d´água pelo menos a cada seis meses, entre outras. Não se esquecendo das instalações que devem ser planejadas para evitar qualquer tipo de contaminações. Todos gestores da área de alimentação, tem que se preocupar em dar condições adequadas de trabalho e manter os manipuladores capacitados passando por reciclagens periódicas como ocorreu com colaboradores da Educação e da área de Alimentação e Nutrição da Prefeitura de Itaí. "É de suma importancia os gestores conhecerem as normas de boas práticas e cobrar o cumprimento das mesmas aos manipuladores conforme a Resolução RDC 216 de 15/09/2004 e Portaria CVS 6 de 10/03/1999", concluiu a nutricionista Rosangela Almeida. ..