Fundo Social de Solidariedade - Sexta-feira, 13 de Março de 2015

Fundo Social de Itaí comemora o ”Dia Internacional da Mulher”

No dia 5 de março, o Fundo Social de Solidariedade de Itaí realizou, na sede da 3ª Idade – “Idade Feliz”, uma tarde de beleza dedicado as mulheres em comemoração ao dia internacional das mulheres. Durante toda a tarde as mulheres puderam fazer as unhas, sobrancelhas e os cabelos que contou com a participação dos alunos do curso de cabeleireiro realizado pelo CREAS. Ao final foi servido um lanche especial a todos os presentes e distribuídas rosas para homenagear as mulheres. História – No dia 08 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, da cidade de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas, uma vez que as fábricas exigiam dezesseis horas diárias; equiparação de salários com os homens, pois as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem para executar o mesmo tipo de trabalho e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com violência, as mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano. Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o dia 8 de março passaria a ser o “Dia Internacional da Mulher”, em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU. (Fonte: www.supesquisa.com)